Início > Vereadores > Vereador

Vereador

  • Nome: Pablo Diego Andrade Piauhy
  • Nome Parlamentar: Pablo Piauhy
  • Partido: PP - Partido Progressista
  • Mandato: 3
  • Nº de Votos: 392
  • Data de Nascimento: 19/01/1982
  • Naturalidade: Jacobina - Bahia
  • Profissão: Acadêmico de Direito
  • Telefone(s): (74) 3636-2233
  • E-mail: pablo@camaradecaem.ba.gov.br
  • Site: www.camaradecaem.ba.gov.br

Histórico Político


Pablo Piauhy é natural do Município de Jacobina. Entrou para política com 26 anos. Filho de família tradicional na política caenense Pablo tem a política no sangue. É o 13º membro das suas duas famílias ascendentes (Moreira-Andrade e Oliveira-Piauhy), a ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Pablo é filho do advogado Dr. Hugo Oliveira Piauhy que já exerceu 05 mandatos de vereador entre (1970-1999) e já foi duas vezes Vice Prefeito do Município (1977-1982) e (2005 a 2008) e da ex Vereadora Ângela Piauhy (2000-2004).


Pablo foi eleito para o seu primeiro mandato em 2008 com 426 votos, sendo o Vereador mais votado da sede do Município, aonde atua politicamente. Acadêmico de direito, Pablo luta em defesa dos direitos dos cidadãos e é atuante nas questões sociais. Sempre esteve no meio político, seja por intermédio dos seus pais, aonde o mesmo já discursava em comícios, ou antes, mesmo nos tempo de escola. Pablo Piauhy sempre foi ligado à política estudantil, atuando como líder de turma e presidente de Grêmio nos Colégios Comercial, em Jacobina, Maristas e ISBA em Salvador, e como Líder Acadêmico e Presidente de D.A. (Diretório Acadêmico) nas faculdades FSBA (Jornalismo) e FTC (direito), em Salvador. Pablo “trancou” o curso de direito por alguns anos para se dedicar a política, voltando a estudar no segundo semestre de 2015, após ser aprovado em primeiro lugar no processo de transferência externa da UNEB, para dar continuidade ao curso de Direito.


Pablo se Reelegeu para o seu segundo mandato em 2012, com 376 votos. Mesmo sendo um dos vereadores mais jovem do município, desde que assumiu o seu primeiro mandato Pablo Piauhy sempre ocupou cargos de grande responsabilidade. No biênio 2009/2010 foi eleito Primeiro Secretário da Câmara, cargo que tem a função de Tesoureiro do Poder Legislativo. Exerceu também a Presidência das principais comissões permanentes: a Comissão de Finanças e Orçamentos e a Comissão de Redação Constituição e Justiça. Pablo também Representou a Câmara nos conselhos da Defesa Civil do Município e do Conselho Gestor do Clube Atlético Caenenses. Outro cargo de grande responsabilidade e de grande visibilidade que Pablo Piauhy ocupou foi de Líder do Poder Executivo na Câmara Municipal, sendo o porta-voz do prefeito Gilberto Matos e dos 05 vereadores de situação no Biênio 2009/2010. Em 2011, Pablo Piauhy assume a maior responsabilidade de sua vida, toma posse como o novo Presidente da Câmara de Caém para o biênio 2011/2012, com a tarefa de aproximar mais os cidadãos caenenses do Poder Legislativo. Em 2013 foi escolhido Líder da Oposição na câmara, formada por 04 Vereadores, sendo reconduzido ao cargo em 2015, sendo único líder da oposição na legislatura 2013 a 2016.


Em 2017 foi Reeleito para o seu 3º mandato consecutivo, recebendo 392 votos. Em Janeiro de 2017, disputou na qualidade de Candidato do grupo do Prefeito Gilberto Matos, a presidência da Câmara, perdendo a disputa após uma reviravolta no dia da eleição por 05 votos a 04. Mais uma vez foi indicado para atuar como Líder do Poder Executivo na Câmara, comandando uma bancada de 05 Vereadores. È um dos Representantes da Câmara no Conselho Municipal instalado pelo Poder Executivo para criar o Estatuto do Magistério no Município e o Plano de Cargos e Salários do Professores da Rede Municipais. Também Representa o Poder Legislativo, desde Março de 2017, nos Conselhos Municipais do Transporte Escolar e Merenda Escolar.


Após 17 anos de Partido Progressista assume em 2015 a Presidência do PP no Caém. Em 2015 foi Iniciado na Maçonaria, pela Loja fraternidade Jacobinense, nº 19.


Em Abril de 2017 foi um dos fundadores da UVEPI – UNIÃO DOS VEREADORES DO PIEMONTE DA DIAMANTINA E TERRITORIOS, sendo eleito como SECRETARIO GERAL DA INSTITUIÇÃO para o biênio 2017-2019.


Pablo é Católico e casado desde Dezembro de 2015 com a Jacobinense Vanessa dos Santos Carvalho Piauhy, formada em Administração e especializada em Gerenciamento de RH. Ainda não possuem filhos. Tem um discurso fácil e culto ao mesmo tempo, e é considerado um dos melhores oradores da política caenense. Tem a luta pela valorização dos Professores Municipais como uma de suas bandeiras de luta.